sábado, 8 de setembro de 2012

Como a arte do tricô e do crochê está renascendo

Tricô e crochê nas mãos de grandes designers

O tricô e o crochê das nossas avós estão mais exibidos do que nunca. Ostentando roupagens divertidas e ousadas, desfilam por passarelas, galerias, salões de design, ruas e parques.

Texto Raphaela de C. Mello | Direção de arte Camilla Frisoni Sola | Design Luciana Giammarino

...........

Foi justamente a colaboração de crocheteiras brasileiras que encorpou a megainstalação da artista polonesa radicada em Nova York Agata Olek, exibida no Sesc Interlagos, em São Paulo, de 19 a 29 de julho, como parte da Mostra SESC de Artes 2012. O coletivo forrou um jacaré gigante, pertencente ao playground da unidade, valendo-se do crochê, especialidade de Agata e das colaboradoras temporárias – a intervenção levou três semanas para ficar pronta. “Meu trabalho tem como objetivo trazer cor e vida, energia e surpresa aos espaços públicos”, diz ela, que contou com uma motivação extra: “Dediquei essa composição especialmente às pessoas que não têm acesso ao mundo das galerias”. Não é preciso ser especialista para deduzir que se está diante de uma iniciativa artística. O imenso réptil fala por si só. “Acho incrível que ela tenha criado uma assinatura própria com o padrão camuflado e as frases que escreve por meio da técnica”, enaltece a estilista e professora de tricô e crochê Cristiane Bertoluci, de São Paulo, que participou da confecção do aparato.

...........


Esta matéria, na sua totalidade, está publicada no site Casa.com.br, não deixe ler pq é um tremendo incentivo a nossa arte e muito interessante. Deixo link bem aqui embaixo:

casa.abril.com.br/materia/volta-trico-croche#5

6 comentários:

Joanna Catharina disse...

Fantástico! =o

Imagino o trabalho que deve ter dado, mas valeu a pena!

Toca do trico e croche disse...

Minha querida,
seu blog é encantador...
e seus trabalhos... MA-RA-VI-LHO-SOS !!!
Tenha um lindo final de semana!

Sonia Faria

Márcia disse...

E tem gente que ainda não entendeu isso e fica só criticando. Parece q ainda existe certo preconceito... sei lá... até em noticiários já vi repórteres falando q isso é coisa de vovó... não tem problema nenhum em ser de vovó mas hj não é mais só coisa de vovó, certo meninas?

disse...

Uau! Deslumbrante; vou lá ver a matéria. Obrigada.

bjinhos

Sandra disse...

Linda matéria!
Concordo com a Márcia, preconceito
existe e digo mais, pura burrice, recalque e inadequação a um mundo novo, no qual só serão felizes os que abrirem a cabeça e conviverem com o próximo em harmonia!!!
Bj

Artesanatos da Minie disse...

É realmente um belíssimo trabalho e prova que artes manuais sempre estão na moda.
Basta amar.
Bjs, minie.